SOBRE
Este setembro, nasce em Portalegre um novo evento cultural e comunitário, uma iniciativa independente promovida por uma equipa de mulheres empreendedoras da região.
Convidamos a celebrar connosco aquilo que nos aproxima: saberes, sabores, ideias, afetos.
Durante estes dias, vamos criar um espaço de encontro, fruição e aprendizagem. Um tempo para reforçar os laços que nos unem e a comunidade que somos.
À exceção dos jantares, todas as atividades são de participação gratuita.
QUEM SOMOS
CONCEITO E COORDENAÇÃO
Isabel Valente | Sete Fontes
Isabel Valente é gestora de comunicação, aprendiz de agricultora e de faz-tudo e amante dos tachos na comunidade das Sete Fontes, na Serra de São Mamede. Trocou a beira-mar pela serra em busca de expandir a sua capacidade de contribuir para o que deseja ver no mundo – comunidades igualitárias, autónomas, solidárias e gentis.

Joana Gil Nave | Nave Mãe
Joana Gil Nave, socióloga, mãe e fundadora da Nave Mãe Mercearia a Granel. Com um percurso que une alimentação, sustentabilidade e associativismo, promove o conceito de cozinha ética e consciente que valoriza o local, o comunitário e o poder transformador dos alimentos.

CO-ORGANIZAÇÃO
Cátia Terrinca | UMCOLETIVO
Cátia Terrinca assume a direção artística do UMCOLETIVO, uma associação cultural portuguesa, fundada em 2013 e sediada desde 2022 no Convento de Santa Clara, em Portalegre. Dedica-se à criação artística, valorizando a relação entre territórios, palavras e comunidades na procura de uma prática artística que contribua para a cidadania.

Dora Assis | Pátio da Casa
De alma alentejana, luta por tornar a cultura acessível a toda a comunidade. Fundadora da Ficar Associação Cultural e do Pátio da Casa Café Concerto, celebra há 14 anos a música, a arte e as palavras em Portalegre, abrindo espaço a músicos, escritores e artistas de todo o mundo, transformando cada festival, concerto ou encontro que organiza numa ponte viva entre pessoas, histórias e emoções partilhadas.

Elisabete Reia | Costura Armada
Elisabete Reia é a criadora da Costura Armada, um atelier de design e artesanato fundado em 2014, dedicado à criação de figurinos, adereços, instalações artísticas e objetos utilitários feitos com técnicas de reciclagem e upcycling de materiais. A missão é promover a criatividade sustentável, unir design com respeito ambiental e expandir esse trabalho através da divulgação de dicas de costura e participação ativa em iniciativas culturais e educativas.

APOIO
Marian Yélamos | La Activadora
Marian Yélamos fundou La Activadora em 2022 com o objetivo de ativar (ou reativar) projetos sociais, culturais e educativos coletivos. Para o fazer, oferece desde a organização de grupos a workshops, formação, ferramentas digitais de comunicação e organização de coletivos até à recuperação de espaços públicos abandonados.

LOCALIZAÇÃO DOS EVENTOS