Skip to Content

PARTICIPANTES

Isabel Pratinha e Belén Fernandez

A Isabel e a Belén acompanham o grupo de crianças mais velhas do Bosque Escola Avelãs. Desde a psicologia, a educação e as belas artes, dedicaram-se a aprofundar a educação na natureza. A arte acompanha-as desde sempre, como paixão e ofício — Belén criou a marca Matitafiori como ilustradora.

Guiomar Gil de Castro

Guiomar Gil de Castro é estudante de artes plásticas. Entre o mar, os fios e a criação exprime o que sente com tudo o que se passa ao seu redor. Nesta tradução de sensibilidade e emoções participa neste projeto com toda a curiosidade com o que este tem a oferecer à comunidade e a si.

Marco de Abreu

Marco de Abreu é pai de 4, 3 nascidos. Apresenta-se como construtor de Mundojogos, praticante de Teoria U, Teoria Integral, Possibility Management e Desenvolvimento Regenerativo e explorador em Sociedades Regenerativas e em Sociedades de Comuns.

“Quando fiquei sem respostas para as minhas perguntas, fui explorar o ‘novo’ e daí nasceram, por exemplo, a Safira, a Darwin, o João Sem Medo e a Fundação Terra Agora. Agora, ajudo o ‘novo’ a nascer em cada um de nós, ajudando a formular novas perguntas

Sameera

“Estou realmente entusiasmada por partilhar o meu amor pela cozinha persa neste evento. Sou de origem iraniana e cresci sempre com uma profunda consciência das dificuldades enfrentadas pelo povo palestiniano e com uma forte perspectiva anti-sionista. Este evento é especialmente significativo para honrar a memória do meu pai, que faleceu pouco antes de outubro de 2023, e para me ligar a outras pessoas em torno de algo positivo e cultural durante um período desafiante.
Quando era criança, lembro-me de todas as mulheres da minha família se reunirem para preparar comida. É uma bonita lembrança de unidade e de união. Vamos limpar e preparar as ervas juntas, tal como eu fazia em casa.
Para mim, a comida persa tem tudo a ver com unidade, união e abundância, e mal posso esperar para partilhar estes sabores e tradições convosco!”

Alfredo Sendim

Alfredo Cunhal Sendim é agricultor e coordenador da Área Protegida do Freixo do Meio
Habita desde 1990 o Monte da Herdade do Freixo do Meio, território onde vem desenvolvendo um projeto estruturante no campo agrícola e social. Alfredo representa nos últimos 30 anos a nova geração que retoma o desafio de gerir esta propriedade agrícola como um “Bem Comum”, num modelo de interacção com a comunidade e com a natureza. Elegeu a Agroecologia como ética de gestão regressando ao Agroecossistema Medieval do Montado, como forma de abordar o presente e de construir o futuro.

Jorge Martins

Jorge Martins nasceu em Abril de 1957, na cidade da Praia – Santiago, Cabo Verde. Cedo demostrou grande apetência para comer… e cedo se tornou adepto incondicional da catchupa que comia diariamente. Com a vinda para Portugal, em novembro de 1974, tomou consciência do poder culturalmente aglutinador do prato, e a catchupa ganhou uma outra dimensão. “Simboliza, sempre, o meu regresso às raízes. Espero que gostem, porque o acto de cozinhar é também, em si, um acto de amor e partilha.”

Carla e Fernando Oliveira

Carla Oliveira
Carla Oliveira, trabalha na Coopérnico desde 2016. Durante este período, realizou várias apresentações da Coopérnico por todo o país. Estas ações tiveram como objetivo promover a literacia energética do público em geral, bem como envolvê-lo no mundo das energias renováveis.

Fernando Oliveira
Desde 2007 ligado ao associativismo, passou pela Iniciativa de Transição de Linda-a-Velha e Hub Transição Portugal, Reconomy e a Neighbourhood Community Network. Fundador de 2 Cooperativas, atualmente ligado às associações CCLAV, Between, Micélio Portugal e Men Talks. Integra o grupo da CER Beirã/St. A. das Areias.

Pramol

“O meu plano em 2019 era um simples mestrado. Portugal teve uma ideia melhor: um programa completo de intercâmbio cultural! Eu dou os passos de dança de Bollywood, eles dão o Fado. Trocamos as chamuças por pastel de nata, e todos ganham. Não se trata de perder as minhas raízes. Trata-se de enxertá-las numa nova árvore maravilhosa.”