PROJEÇÕES
Sáb. 20.09
21:30-22:00 / Local Nave Mãe
Cinema · Communities Of Hope: Discovering the Ecovillages of Europe (2020) ING | legendas ING
Communities of Hope (Comunidades de Esperança) é um filme que nasce da procura de uma cultura regeneradora. É um convite à descoberta de um novo modo de vida. Um modo de vida medido pelos ritmos da natureza, pela profundidade da ligação humana, pelo vasto horizonte do potencial humano. Oferece caminhos para uma nova forma de ver o mundo e uma nova forma de viver juntos. É o modo de vida nas ecovilas.
Dom. 21.09
21:00-22:30 / Local: Largo do Rossio, Carreiras
Cinema · Rosa Negra (1993), Margarida Gil PT [programação CAL – UMCOLETIVO]
Um filme sobre o regresso à terra de um homem preso por ter sido incendiário. Margarida Gil assinou em 1993 esta obra sobre regressos e partidas, encontros e desencontros no país interior. Filmado na Serra da Estrela, um local permanentemente vítima de incêndios.
Uma crónica onde se cruzam histórias de amor antigas e novas, velhos crimes e novas formas de corrupção. Um olhar sobre a vida e as suas perplexidades, acasos e choque de interesses. Com Mário Viegas e Zita Duarte nos seus últimos (e memoráveis) papéis.
Qua. 24.09
21:00-22:00 / Local: Nave Mãe
Cinema · BIDON Nação Ilhéu (2019), de Celeste Fortes e Edson Silva. Com a presença da realizadora
PT [programação CAL – UMCOLETIVO]
Em Cabo Verde a terra longe é romantizada como lugar de abundância. É de lá que chegam os Bidons, enviados de diferentes destinos, enchidos a vários ritmos, representando a vitória da emigração e personificando a presença de quem teve de sair do país.
BIDON: Nação Ilhéu costura três estórias femininas, expondo a mediação do Bidon, personagem central na vida dos cabo-verdianos, na relação entre quem ficou e quem foi.
Sáb. 27.09
21:30-22:15 / Local: Nave Mãe
Cinema · The Power of Local: Community Solutions to Our Global Crisis (2024), de Local Futures ING Legendas ING
Este filme de 42 minutos está repleto de exemplos de iniciativas de re-localização entusiasmantes em todo o mundo.
A economia global está a colocar toda a vida na Terra em risco. No entanto, existe uma poderosa contratendência. Milhões de pessoas estão a trabalhar para promover uma mudança sistémica – apoiando a diversidade cultural e biológica, a justiça social, a democracia genuína e a nossa saúde e felicidade.
As inspiradoras iniciativas de re-localização estão categorizadas nas seguintes secções: Economia e Governação Local, Alimentação Local, Pesca Local, Energia Local e Educação Reimaginada.
Dom. 28.09
21:00-22:15 / Local: Igreja de Nossa Senhora do Espírito Santo, Ribeira de Nisa
Cinema · Comezainas (2022), Mafalda Salgueiro PT + Natal 71 (1999), Margarida Cardoso. Com Vitorica Mendes a cantar e cozinhar
PT | [programação CAL – UMCOLETIVO]
Comezainas: «“Cozinhar é dar carinho”, diz a minha mãe.
Uma ode ao quotidiano de quem alimenta a família diariamente e com amor. Através da comida e de receitas geracionais, histórias pessoais são entrelaçadas em gestos de afecto e dinâmicas do quotidiano familiar alentejano.»
Natal 71: Em 1971, o Movimento Nacional Feminino, afeto ao regime ditatorial, produz um disco, Natal 71, para motivar os soldados portugueses em África. O vinil serve de pretexto para rever a brutalidade da guerra colonial a partir de depoimentos dos que por lá passaram (como o pai da realizadora). A insanidade do conflito — tão bem captada pelas palavras de António Lobo Antunes (lidas por Rogério Samora) e pelo Cancioneiro do Niassa, cassete clandestina com canções de intervenção política — é contrastada com a futilidade de um disco que pretendia abafar o contexto político com um conforto quase ingénuo. As sessões terão a participação de Vitorica Mendes a cantar e cozinhar.